Couroquímica e o Meio ambiente
A Couroquímica se preocupa com as questões ambientais, busca otimizar e melhorar os processos a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente. Portanto, atende à legislação estadual e federal, além da adesão à Certificação LWG. Desta forma, conquistou o selo gold da LWG em 2018 e desde então trabalha na melhoria contínua de procedimentos e processos.
Política Ambiental
Desenvolver artigos em couro através da busca constante por melhoria, da promoção de novas tecnologias de produtos e processos, além da gestão de sustentabilidade. Sendo assim economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta, atendendo à legislação vigente, reduzindo e controlando a geração de resíduos, aperfeiçoando o uso de recursos naturais, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores.
Couroquímica Recebe Certificação LWG Gold Por Boas Práticas Ambientais
Produzir cerca de 240 mil metros de couro por mês, além de artigos diferenciados que atendem um público bastante exigente no mercado de luxo, não são os únicos compromissos do Grupo Couroquímica/Carmen Steffens.
A preocupação ambiental também é um dos pilares que fazem parte da estrutura organizada e voltada para resultados dessa empresa. Dentre elas se encontram as práticas adequadas direcionadas à redução dos impactos ambientais, desenvolvendo a busca pela promoção de novas tecnologias de produtos em torno de sua gestão de sustentabilidade.
Mediante seu compromisso com a qualidade de vida e bem-estar do dos seus colaboradores, o curtume Couroquímica, considerado o maior curtume de couros de moda do hemisfério sul, recebeu recentemente o selo internacional “Gold” da organização Leather Working Group (LWG), referência máxima no segmento de boas práticas ambientais.
Em resposta aos seus constantes esforços em favor do meio ambiente, o selo LWG reconheceu as principais características sustentáveis da Couroquímica, levando em consideração a rastreabilidade de sua matéria prima, o sistema de gestão ambiental, a gestão de resíduos, o consumo de água e energia, o tratamento de efluentes promovendo o reuso da água, e a preocupação com substâncias restritas respeitando as leis nacionais e internacionais vigentes.
Conhecido mundialmente, a certificação LWG está presente no portfólio de exigências de marcas importantes como Adidas, Nike e New Balance, que mantêm sua produção através de curtumes que promovem melhorias constantes, sem agredir o ecossistema como um todo.
Qualidade Couroquímica
O Laboratório da Couroquímica segue o mais rigoroso padrão de qualidade das principais grifes nacionais e internacionais. Contando com equipe técnica especializada, o laboratório da Couroquímica realiza análises em toda matéria-prima que chega na empresa, desde couro Wet Blue, Wet White e produtos químicos que serão usados em produção. Análises como pH, retração, densidade, matéria ativa e concentração são os principais testes realizados antes dos produtos serem liberados para a produção.
Já na etapa final, os couros são testados de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais em aparelhos específicos que simulam o uso e desgaste do couro, garantindo a qualidade de todo processo produtivo.
Certificação Protocolo Ambiental LWG
Objetivo do LWG (Leather Working Group)
Desenvolver e manter um protocolo que avalia a conformidade e o desempenho ambiental dos curtidores, promovendo as práticas adequadas ao meio ambiente na indústria de couro e calçados. Os requisitos avaliados envolvem questões ambientais, de segurança e técnicas, onde os curtumes devem obter pontuações mínimas em cada um dos critérios, para que sejam premiados em: Bronze, Prata ou Ouro. A auditoria é realizada pela BLC da Inglaterra. Saiba mais clicando no botão abaixo!
Pensando no consumo consciente de produtos renováveis e na sustentabilidade, a Couroquímica lançou o BioPelle®, um couro processado com produtos biodegradáveis.
Foram mais de 10 anos de estudos e desenvolvimento para termos um produto que reúne as últimas tendências da moda, com conforto e resistência. Este couro inovador atinge um alto grau de biodegradabilidade que é demonstrado em testes por laboratórios certificados.